Encontrando Forrester
Este é daqueles filmes que começa devagar mas vai engrenando e mostrando lições cada vez mais profundas.
Connery faz o papel de um escritor aposentado que mora num bairro de periferia, cercado por jovens sem perspectivas. Um certo dia, um destes jovens entra no seu caminho e os dois começam a construir uma relação de amizade à partir do seu amor mútuo pela escrita. Neste momento os dois personagens (William Forester - o escritor e Jamal Wallace - o jovem) iniciam uma jornada que os leva a desafiar seus medos, crenças e descobrir (ou redescobrir no caso de William) seu potencial e papel no Mundo.
William faz o papel de tutor de Jamal mas em certos momentos este papel se inverte.
O filme traduz muito bem os efeitos de um sistema de educação que cobra desempenho dos alunos mas não os incentiva a encontrar seu próprio talento.
Uma ótima recomendação de filme para gerar discussões em equipes que lidam com educação e gestão de pessoas nas organizações.
Tudo Pelo Poder
George Clooney é um daqueles exemplos de pessoa que fica cada vez melhor com o passar dos anos.
Em seu novo filme, além de atuar, ele também dirige o excelente "The Ides of March". Para quem gosta de política, é um prato cheio.
Qual a diferença entre se "adaptar" ao sistema e se "vender"? E além disso, qual a diferença entre estes dois parâmetros?
Em quem realmente votamos? Somente no candidato? O que dizer dos marketeiros e estrategistas políticos por trás dos discursos?
E ainda, quais concessões temos que fazer para ter sucesso em nossas carreiras? De que maneira estas concessões podem nos afetar?
Estas são algumas das questões abordadas pelo filme.
Ao sair do cinema, fiquei com uma sensação de que precisamos de reformas mais amplas na política e em toda a sociedade. A começar por uma reforma nos valores que acreditamos e defendemos cotidinianamente.
Batman Begins
Muita gente assistiu somente ao segundo filme da série e sequer sabe sobre o primeiro, que não teve tanta repercussão.
Para mim, "Batman Begins" é um dos melhores filmes sobre a "Jornada do Herói", teoria formulada pelo estudioso norte-americano Joseph Campbell.
A Jornada possui 12 passos e mostra basicamente sempre a mesma história, embora já tenha sido abordada ao longo de séculos por civilizações distintas.
Uma pessoa comum recebe um chamado para uma grande aventura e, ao aceitar, passa a viver em uma nova realidade, repleta de lutas, desafios, derrotas, vitórias e conquistas. Ao longo da jornada, a pessoa acaba por se transformar em um verdadeiro herói e ao final deste processo recebe uma grande dádiva. Por fim, o herói decide voltar para seu mundo de origem e compartilhar esta dádiva com seu povo.
Alguma semelhança com os filmes? E o que dizer dos mitos religiosos?
Se você é fã de cinema como eu e quer entender mais sobre a Jornada do Herói, recomendo "Batman Begins".
Qual a sua Jornada do Herói?
Tempo de Despertar
Como é fantástico perceber que a felicidade da vida está nas coisas simples, como o poder de comunicação, o toque, uma troca de olhares, uma palavra, um sorriso.
Um filme muito acima da média, com dois grandes atores e uma atuação incrível de Robert De Niro. Ficará na memória por muito tempo.
Sinopse:
Bronx, 1969. Malcolm Sayer (Robin Williams) é um neurologista que conseguiu emprego em um hospital psiquiátrico. Lá ele encontra vários pacientes que aparentemente estão catatônicos, mas Sayer sente que eles estão só "adormecidos" e que se forem medicados da maneira certa poderão ser despertados.
Comentários:
É incrível perceber que o processo de despertar ocorre com os pacientes, mas também com todos aqueles que estão envolvidos no sistema (o médico chefe, a diretoria do hospital, os enfermeiros e demais funcionários).
A mudança é um processo vivo e uma vez despertada, alimenta todo o sistema, como diz Peter Senge em seu revolucionário livro "A Quinta Disciplina".
Que possamos ser cada vez mais instrumentos de despertar em nossas vidas, empresas, escolas e famílias.
Quais ferramentas você tem à sua disposição para gerar um despertar em sua vida e naqueles que estão ao seu redor?
Tempos Modernos
"Tempos Modernos", de Charles Chaplin é um clássico imperdível.
Um filme lançado em 1936 com o objetivo explícito de criticar o Capitalismo Industrial vigente na época e representado por grandes corporações como a Ford e seu modelo de produção em série.
Cada cena do filme possui um significado especial.
O presidente da empresa se parece muito com Henry Ford e aparece no início do filme brincando com seu quebra-cabeças e lendo jornal, ou seja, não fazendo nada. Sua próxima tarefa é observar a fábrica e os funcionários através de uma tela enorme que fica na sua sala, como se tudo fosse um Big Brother de controle social.
Chaplin interpreta um empregado da linha de produção que acaba enlouquecendo em função do trabalho repetitivo e extremamente baseado em autoridade e controle.
Um filme imperdível, que nos mostra a essência de uma Era Industrial e um modelo de gestão baseado na desconfiança, controle dos empregados e trabalho extremamente repetitivo.
Ao assistir o filme novamente, me lembrei dos nossos queridos Call Centers...Toda a semelhança não é mera coincidência!
E sua organização? Está livre das mazelas de "Tempos Modernos" ou ainda há algo desta velhice por aí?
Se olharmos na essência das práticas gerenciais de nossos tempos, como a noção básica de que os funcionários não trabalham senão forem direta ou indiretamente vigiados, veremos que estes conceitos de "Tempos Modernos" ainda continuam muito vivos em nossas mentes, atitudes, empresas, governos ou Ong's.
Tempos Modernos apresenta o fracasso total da Motivação 2.0, conceito elaborado por Daniel Pink e discutido em alguns posts anteriores sobre Motivação.
Outras Filmes para gerar insights "Fora da Caixa"
- Guerra nas Estrelas - Trilogia Antiga (episódios IV, V e VI)
- Matrix - Parte I
- Mais Estranho que a Ficção
- Na Natureza Selvagem
- O Poder do Mito (documentário)
- 2001 - Uma Odisséia no Espaço
HISTÓRIA/BIOGRAFIA
- A Lista de Schindler
- Cinema, Aspirinas e Urubus
- Excalibur
- Joana D'Arc - Versão 1999
INFÂNCIA/ADOLESCÊNCIA
- Criança e Consumo (documentário)
- Crianças Invisíveis
- Machuca
MÍDIA/COMUNICAÇÃO
- O Show de Truman
- O Quarto Poder
MUNDO DO TRABALHO
- Confissões de Schmidt
- O Método (el método)
SOCIEDADE BRASILEIRA
- Cidade de Deus
- Carandiru
- O Homem do Ano
SOCIEDADE NORTE-AMERICANA
- Beleza Americana
- Forest Gump - O Contador de Histórias
- Um Estranho no Ninho
POLÍTICA
- A Corporação (documentário)
- Em Busca de Gandhi (documentário)
- Hotel Ruanda
- O Grande Ditador
- O Senhor das Armas
- Tiros em Columbine (documentário)
RELAÇÕES FAMILIARES
- Amarelo Manga
- O Abraço Partido
- Família Rodante
TERCEIRO SETOR
- Uma Onda no Ar: a história da rádio favela
Nenhum comentário:
Postar um comentário