O mundo está passando por uma Revolução Social. Estamos mudando radicalmente o conceito do que é socialmente permitido e aceitável.
Com a expansão da internet e das mídias sociais, ficou muito fácil descobrir a opinião dos outros. Cada post pode ser visto e julgado por literalmente todo mundo.De repente, a gente descobre que aquela celebridade que acompanhamos há décadas, é racista. Sempre foi, só que ele (a), vivia numa bolha que protegia suas opiniões de serem disseminadas sem o devido “filtro”. Explico: imagine um artista de novelas da Rede Globo nos anos 1980-1990. Suas opiniões poderiam ser compartilhadas numa entrevista para os programas da emissora (os extintos Jô Onze e Meia, Vídeo Show ou Faustão). Ou numa reportagem de jornal impresso. E só. Tudo muito controlado e com tempo suficiente para fazer cortes de edição, evitando que qualquer opinião mais polêmica fosse divulgada.
Era a pré-história da internet. Sem Youtube, Podcasts, Facebook ou Insta.
Hoje, em 2022, mais de metade da população do mundo tem condições de ligar seu celular, gravar um vídeo emitindo sua opinião e soltar na internet. Esta dinâmica NUNCA existiu desde que o Homo Sapiens começando a circular por aqui.
A liberdade de postar, comentar e opinar diante do palco chamado Mundo é maravilhosa. A internet se consolidou com o maior espaço democrático do Planeta, dando voz a bilhões de pessoas, ampliando a troca de conhecimentos e visões de mundo. Gerando espaço para novos relacionamentos entre pessoas e plataformas de negócios.
Por outro lado, a internet funciona como um espelho. Pela primeira vez, temos como olhar para o coletivo da Humanidade e perceber quais são nossas crenças e atitudes. Quem somos nós, afinal?
Diante de tudo o que vemos compartilhado por aí, fica fácil entender por exemplo, por que o Brasil tem tantos problemas.
Diante de tudo o que vemos compartilhado por aí, fica fácil entender por exemplo, por que o Brasil tem tantos problemas.
É aqui que eu trago uma provocação: a responsabilidade é nossa. Nós estamos cheios de vícios, de crenças e atitudes inaceitáveis para este mundo do século 21. Não acredita? Veja o que seus contatos postaram hoje...
Queremos melhorar o país, o Estado, a cidade e nosso bairro?
Queremos melhorar DE VERDADE ou só falamos da boca para fora?
Se queremos de verdade, precisamos começar por NÓS.
Nós somos responsáveis pela vida que temos, por nossas atitudes e opiniões compartilhadas (na internet ou não). A culpa e o êxito são nossos e de mais ninguém.
A sociedade pode ser injusta, corrupta e desigual. Mas nada disso tira sua responsabilidade pelo rumo da sua vida.
Você, e só você, é que vai decidir qual caminho quer seguir. Se vai ser um agente de transformação pelo exemplo, disseminando virtudes, educação e cultura por onde passa, ou se vai continuar como a maioria que coloca a culpa nos outros, no sistema e ignora o rastro de sujeira que está deixando por onde passa...
Te convido para se insrever de graça no meu canal, clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário